orientação: Maurício Sapata

carga horária: 9 horas

quando/que horas: CURSO: 14 e 15 de Setembro (sexta e sabado) - das 19h às 22h e 10h às 16h 

                         

onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: Idade acima de 18 anos. Oficina voltada aos interessados na história da fotografia bem como fotógrafos e artistas que tenham o desejo em aplicar a técnica em seus trabalhos.

pré-requisito:  Não é necessária experiência prévia com fotografia 
quanto: R$ 400 (todo material necessário está incluso no valor)

 

mais informações: cidadeinvertida@gmail.com ou 3031-0092

A oficina oferece uma introdução à técnica do papel salgado com uma abordagem nos desenhos fotogênicos (Photogenic Drawing), conhecidos como fotogramas. Eles foram os primeiros experimentos fotográficos de William Henry Fox Talbot, feitos com a técnica que ele então descobrira do papel salgado.

 

Talbot foi um dos pioneiros da fotografia no século XIX e estas experiências foram fundamentais para o desenvolvimento da fotografia. Fotogramas são imagens produzidas sem o auxilio de uma câmera ou lente fotográfica, é a forma mais simples de se obter um registro fotográfico.

 

Os participantes serão instruídos desde a escolha e a sensibilização dos papéis até o preparo dos químicos necessários para a produção da imagem final no papel salgado, a partir de uma receita  simples .

DESENHOS FOTOGÊNICOS

Maurício Sapata é fotógrafo e integrante da equipe de educadores do Cidade Invertida. Faz pesquisas em processos históricos e ministra oficinas. Também atua na preservação e no resgate cultural de outros processos fotográficos como o a fotografia lambe-lambe. É colaborador de edição da revista digital BLUR.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle