O que é

O Cidade Invertida reúne fotógrafos, educadores e artistas para elaborar ações culturais relacionados à fotografia a fim de torná-la uma ferramenta propulsora de cultura, conhecimento e cidadania. Seu símbolo de referência é um trailer, adaptado para operar, principalmente, como câmera obscura e laboratório fotográfico. Isto imprime ao Cidade Invertida um caráter itinerante, sendo que até hoje já superamos os 30.000 km percorridos. Desde 2006, o projeto expandiu sua área de atuação, vencendo prêmios e editais de incentivo municipais, estaduais e federais, que contribuem no atendimento à milhares de pessoas de todas as idades e situação sociocultural, nas pesquisas conceituais e estéticas, e na capacitação de professores.

visão

Ser um grupo de referência nacional capaz de gerar conhecimento, comunicar por imagens, fascinar e sensibilizar, e assim colaborar para que  multiplicadores possam pensar em possibilidades didáticas utilizando como mote o universo das representações.

valores

O Cidade Invertida  estimula novas formas de observar o cotidiano, visando formar público apreciador e questionador de fotografia a fim de que ela seja uma ferramenta propulsora de cultura. Atingindo públicos distintos, entende como atividade fundamental contribuir com a democratização da cultura. 

objetivos

Estimular a produção e apreciação de imagens como instrumento de sensibilização estética e educação visual, tendo como contexto aspectos históricos e contemporâneos do universo das representações.

Descondicionar o olhar cotidiano através da observação e prática foto-gráficas, conscientizando os parti-cipantes da força da linguagem visual, estimulando uma análise mais crítica em relação aos ícones que nos cercam.

Desmistificar a formação da imagem óptica. Resgatar processos analógicos precursores e combina-los com as mais novas tecnologias, realizando um percurso por diferentes dispositivos e suportes.

 


Orientar e incentivar os educadores na elaboração de ações didáticas relacionadas à fotografia, adaptando os conteúdos de acordo com as especificidades de seu ambiente sócio-econômico.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle