A proposta desta oficina é abordar dentro dos processos de fotografia analógica a presença do álbum não apenas enquanto dispositivo de documentação mas também de construção de narrativas imagéticas.
Os participantes vão entrar em contato com o processo de encadernação manual, aprendendo a técnica clássica da costura Copta, para a publicação de um álbum, passando pela preparação da capa, estruturação e organização das páginas para compor uma narrativa e costura para a finalização do projeto.
Oficina de encadernação:
O Álbum entre documento e invenção
orientação: Adriana Amaral
carga horária: 6 horas
quando/que horas: dia 15 de agosto (sábado) - das 10h às 17h
onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: fotógrafos, artistas visuais e arte-educadores interessados em processos manuais de encadernação e registro fotográfico
pré-requisito: nenhum conhecimento prévio, apenas trazer imagens fotográficas impressas para criação do projeto
quanto: R$ 400 (todo material necessário está incluso no valor) - 10% de desconto até 31/07
Adriana Amaral é artista visual, graduada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e professora de artes visuais na EMIA-SP. Seu trabalho transita pela linguagem gráfica, envolvendo desenho, gravura, fotografia e vídeo, desenvolvendo também projetos na área de estamparia artesanal. A encadernação e publicação de livros artesanais tem se tornado o atual meio para o desenvolvimento de seus trabalhos poéticos.