Este curso é voltado para educadores, e tem como objetivo levantar reflexões sobre o papel da imagem na comunicação do nosso tempo e a importância de discutir sua gramática no processo de aprendizado.
A atividade propõe uma imersão no universo da linguagem visual, ampliando o repertório imagético do professor a partir de experiências de edição e construção de sentido em narrativas construidas pelos participantes em grupo. As estratégias incluem edição linear e circular de um ensaio fotográfico, a aplicação dos conceitos levantados em peças gráficas (convite, folder) e a disposição das obras num espaço expositivo. Jogos visuais e aulas expositivas, completam as aulas.
A oficina convida o educador a repensar o potencial da imagem como ferramenta transmissora de conteúdo, seja ele verdadeiro ou ficcional, apontando sua discussão em sala de aula como algo básico para formar cidadões no século XXI.
OS SENTIDOS DA IMAGEM: Diálogo com educadores


orientação: Ricardo Hantzschel
carga horária: 6 horas
quando/que horas: Quinta feira, dias 9 e 16 de abril de 19 às 22h.
onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
investimento: R$520 à vista ou 3x de R$191
(todo material necessário está incluso no valor)
mais informações: cidadeinvertida@gmail.com ou (11) 91716-2828
Ricardo Hantzschel é mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-graduado em Fotografia e Mídia, pelo Centro de Comunicação e Artes do Senac (2000), fez sua graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP. Foi docente do Bacharelado em Fotografia do Centro Acadêmico Senac ministrando disciplinas na Graduação e Pós-Graduação entre 2000 e 2015. Com sua produção autoral em fotografia teve, entre outras, duas conquistas nacionais: o Prêmio Funarte Marc Ferrez (2014) e o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, (2003). Idealizou e coordena a ação cultural em linguagem visual Cidade Invertida entidade sediada em São Paulo, mas com forte caráter itinerante desde 2006, com atuação em entidades da periferia, faculdades, museus e eventos fotográficos. O projeto foi premiado em 2019 pelo primeiro edital de criação e exposição fotográficas da Secretaria Municipal de Cultura/SP; reconhecido em 2010 através do Prêmio Comgás de patrocínio Sócio Cultural; reconhecido com o mérito cultural em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado/SP e em 2007 pela Secretaria Municipal de Cultura/SP

