orientação: Ricardo Hantzschel

carga horária: 5 horas

quando/que horas:  10 de novembro (sábado) - das 10h às 16h

                                            
onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: interessados em geral (a partir de 14 anos)

pré-requisito: não há
quanto: R$ 300 

 

mais informações: cidadeinvertida@gmail.com ou 3031-0092

O objetivo deste curso é despertar o olhar para novas formas de ver e registrar o cotidiano, utilizando qualquer dispositivo fotográfico, mas com ênfase nas onipresentes câmeras dos celulares

 

Serão apresentados alguns dos elementos formais (ponto, linha, volume, cor, etc), utilizando por aproximação a pintura e a fotografia, em exemplos que sugerem diferentes formas de cognição numa imagem, sempre mediadas pela subjetividade do observador.

 

Os alunos participarão de uma sensibilização, onde colocarão em prática as informações recebidas no primeiro momento do curso e em seguida utilizarão a câmera do celular para captar imagens, enquadrando, compondo, omitindo e selecionando a paisagem da região, acompanhados do orientador.

linguagem visual

Ricardo Hantzschel é jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Fotografia e Mídia pelo Senac-SP é fotógrafo profissional há trinta anos. Foi docente do ensino superior, foi professor do Bacharelado em Fotografia do Centro de Comunicação e Artes do Senac, desenvolvendo e ministrando disciplinas na Graduação e Pós Graduação de 2000 à 2015. Em 2014 conquistou o Prêmio Funarte Marc Ferrez, com o ensaio SAL, trabalho exposto posteriormente no Instituto Tomie Ohtake, SP e na Bienal de Florença, Itália, ambos em 2015. Em 2003 foi vencedor do prêmio Porto Seguro de Fotografia, com o ensaio Cidade Múltipla, trabalho que conquistou também o edital da Caixa Cultural Sé em 2010. Figura no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 2001 com o ensaio Cidade Casual, trabalho exposto no Museu da Imagem e do Som em 2000. Desenvolve o projeto educacional em linguagem visual Cidade Invertida desde 2006.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle