orientação: Maurício Sapata

carga horária: 6 horas

quando/que horas: 24 de março (sabado) - das 10h às 16h 

                         

onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: interessados na técnica e na história da fotografia, bem como fotógrafos e artistas que tenham o desejo em aplicar a técnica em seus trabalhos.

pré-requisito:  Não é necessária experiência prévia com fotografia ou pintura.
quanto: R$ 330 (todo material necessário está incluso no valor)

 

mais informações: cidadeinvertida@gmail.com ou 3031-0092

A colorização manual de fotografias é a técnica na qual se utiliza de diversos pigmentos para a aplicação de cores sobre uma fotografia em preto e branco. Estes pigmentos podem ser aquarela, guache, lápis, tinta óleo e outros.

Tão antiga quanto a própria fotografia, esta foi uma técnica muito utilizada no século XIX pelos estúdios fotográficos europeus que geralmente empregavam um profissional exclusivamente para esta tarefa. Há exemplos de imagens coloridas manualmente até mesmo em suportes diferentes do papel, como em daguerreótipos, ambrótipos e ferrótipos.

A oficina é voltada para a experimentação de materiais como lápis de cor e tinta à óleo disponíveis no mercado nacional, e que podem ser utilizados no processo de colorização em papéis fotográficos de gelatina e prata.

colorização manual de fotografias P&B

encerrado

Maurício Sapata é fotógrafo e integrante da equipe de educadores do Cidade Invertida. Faz pesquisas em processos históricos e ministra oficinas. Também atua na preservação e no resgate cultural de outros processos fotográficos como o a fotografia lambe-lambe. É colaborador de edição da revista digital BLUR.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle