Na primeira metade do século XIX, uma série de fatores proporcionaram condições para o desenvolvimento de pesquisas que pretendiam fixar a imagem formada na câmera obscura e diversas pessoas estiveram envolvidas de forma isolada nessas investigações. Entretanto, uma certa história oficial da fotografia nos fez acreditar que todos estavam em busca de um mesmo objetivo e que a fotografia, tal como a entendemos hoje, era algo nítido para a sociedade oitocentista.

       Nesses encontros, discutiremos os fatores sociais, econômicos e históricos que colaboraram para que tais invenções tivessem lugar naquele momento específico. Comentaremos os diferentes processos concebidos para a obtenção de imagens e as disputas pela primazia da invenção da fotografia por parte daqueles pesquisadores. Analisaremos, também, a influência política e o poder do discurso na legitimação de alguns inventores em detrimento de outros. Dessa forma, procuraremos estimular uma reflexão sobre a construção das narrativas históricas nos primórdios da fotografia.

História(s) da Fotografia: os primórdios da fotografia

orientação: Patrícia Yamamoto

carga horária: 12 horas

quando/que horas: dias 2, 9, 16, e 23 de setembro (quartas) - das 19h às 22h

                         

onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: estudantes, fotógrafos, artistas visuais e interessados em geral 

quanto: R$ 600 - 10% de desconto até 15/08

 

mais informações: cidadeinvertida@gmail.com ou 3031-0092

Patricia Yamamoto é mestre em Estética e História da Arte pela USP, bacharel em Artes Plásticas pela UNICAMP e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Participou das exposições coletivas Fotografia, na Galeria Virgílio e Sinestesias, no MIS SP. Também participou do projeto Mezanino do Itaú Cultural com a exposição individual O Estado das Coisas. Desde 2008, é docente no Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle