A oficina busca apresentar e discutir as possíveis relações entre a câmera escura e alguns textos de óptica, no sentido de questionar e problematizar a relação entre a visão, o instrumento e a palavra.
Partindo de experimentos ópticos e leituras dirigidas, o participante poderá vivenciar o discurso sobre óptica como uma demonstração do pensamento com a sua verificação na experiência, e assim, talvez, problematizar as posteriores relações entre câmera escura, pintura e fotografia.
Câmera escura:
por um diálogo entre palavras, o olho e o instrumento
orientação: Gustavo Falqueiro
carga horária: 6 horas
quando/que horas: Sábado, dia 01 de Julho de 2023
horário: 9h30 as 12h30 e 14h às 17h (almoço não incluso de 12h30 as 14h)
onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: Sugere-se faixa etária acima de 16 anos.
pré-requisito: Não é necessária experiência prévia com fotografia
Investimento: R$ 520 à vista ou 2x de R$280 (todo material necessário está incluso no valor)
mais informações: (11) 91716-2828 ou cidadeinvertida@gmail.com
Gustavo Falqueiro Graduado em Fotografia com habilitação em Arte e Cultura pelo Centro Universitário SENAC/SP e graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo/USP. Atuou como docente em cursos de formação artística para jovens no Instituo Tomie Ohtake e pela Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, e é professor efetivo de Filosofia da SEE/SP. Desde 2012 é oficineiro do Programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som/SP e também docente do curso técnico de Agente Cultural Pronatec/SCS. Participa junto à fotógrafa Cássia Xavier do projeto Photo na Praça de fotografia lambe-lambe. Atua também como educador no projeto Cidade Invertida desde 2009.