Nesta oficina, pretendemos abordar o papel da técnica da colagem no desenvolvimento de uma sintaxe renovada para a arte durante o período moderno e, posteriormente, contemporâneo. Nesse sentido, observaremos a incorporação recorrente da fotografia pelos artistas que praticavam a colagem, evidenciando os sintomas de uma época em que a cultura de massa se ampliava consideravelmente e a percepção humana era confrontada com uma realidade cada vez mais veloz e fragmentada.

A partir de exemplos visuais, identificaremos certas estratégias utilizadas por alguns desses artistas, tanto para materializar suas experimentações estéticas, quanto para veicular suas ideias por meio da colagem. Num segundo momento da oficina, partiremos para a produção de colagens, buscando construir visualidades que transmitam as narrativas elaboradas por cada um dos participantes.

A poética do fragmento: fotografia e colagem

orientação: Patrícia Yamamoto

carga horária: 12 horas

quando/que horas: dia 4, 11, 18 e 25 de junho de 2019 (terças) - das 19h às 22h

                         

onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: estudantes, fotógrafos, artistas visuais e interessados em geral

pré-requisito:  Não é necessária experiência prévia com fotografia e colagem 

quanto: R$ 450

 

mais informações: cidadeinvertida@gmail.com ou 3031-0092

Patricia Yamamoto é mestre em Estética e História da Arte pela USP, bacharel em Artes Plásticas pela UNICAMP e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Participou das exposições coletivas Fotografia, na Galeria Virgílio e Sinestesias, no MIS SP. Também participou do projeto Mezanino do Itaú Cultural com a exposição individual O Estado das Coisas. Desde 2008, é docente no Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle