O objetivo deste curso é compartilhar formas de utilizar imagens como importante instrumento de uso em sala de aula, possibilitando ao educador novas estratégias didáticas em suas metodologias de ensino. O conteúdo é baseado principalmente nas experiências visuais desenvolvidas e aplicadas pela equipe do Cidade Invertida nos últimos 14 anos.

Entendemos que hoje parte significativa da comunicação acontece através das imagens. Embora muitas vezes nos percebemos aptos a compreendê-las “reconhecer motivos nas mensagens visuais e interpretá-las são duas operações mentais complementares, mesmo que tenhamos a impressão de que são simultâneas”1, Isso porque a imagem não é um discurso lógico e encadeado como um texto; é uma apreensão sensorial com códigos próprios, uma forma de comunicação poderosa, que permite a assimilação instantânea e muitas vezes inconsciente, de conceitos e valores.

 

Sendo assim, o Cidade Invertida alcança seu objetivo ao instrumentalizar o educador com recursos para observar, compreender e criar imagens. E, nesse processo, construir seu próprio repertório, exercitando a linguagem visual e passando a pensar e perceber de forma ativa as imagens que fazem parte de seu cotidiano.

1 Martine Joly. Introdução a análise da imagem. São Paulo: Papirus editora, 1999, p. 42.

RESUMO DAS AULAS

Encontro 01 – Sensibilização e desmistificação da imagem

Encontro 02 – Suporte analógico

Encontro 03 – Câmera fotográfica artesanal

Encontro 04 – Edição e linguagem visual

Formação complementar para educadores (módulo 1)

a imagem como instrumento

orientação: Ricardo Hantzschel

carga horária: 22 horas

quando/que horas: 

TURMA 1: dias 23/04, 09 e 23/05 e 06/06 (sábados - quinzenal) - das 9h30 às 16h

TURMA 2: dias 08, 15, 22 e 29 de julho (quartas - semanal) - das 10h às 16h30

                         

onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: professores de todas as faixas etárias, coordenadores e gestores do Ensino Fundamental e Médio.

quanto: R$ 1.800,00 (dividido em até 4x)

 

mais informações: cidadeinvertida@gmail.com ou 3031-0092

Ricardo Hantzschel é jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Fotografia e Mídia pelo Senac-SP é fotógrafo profissional há trinta anos. Foi docente do ensino superior, foi professor do Bacharelado em Fotografia do Centro de Comunicação e Artes do Senac, desenvolvendo e ministrando disciplinas na Graduação e Pós Graduação de 2000 à 2015. Em 2014 conquistou o Prêmio Funarte Marc Ferrez, com o ensaio SAL, trabalho exposto posteriormente no Instituto Tomie Ohtake, SP e na Bienal de Florença, Itália, ambos em 2015. Em 2003 foi vencedor do prêmio Porto Seguro de Fotografia, com o ensaio Cidade Múltipla, trabalho que conquistou também o edital da Caixa Cultural Sé em 2010. Figura no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 2001 com o ensaio Cidade Casual, trabalho exposto no Museu da Imagem e do Som em 2000. Desenvolve o projeto educacional em linguagem visual Cidade Invertida desde 2006.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle