top of page

SESC BELENZINHO

Entre abril e maio de 2025, o Cidade Invertida realizou, no Sesc Belenzinho, a oficina "Processos Alternativos: fotograma azul e papel salgado", realizada em quatro encontros que reuniram participantes interessados em explorar técnicas históricas da fotografia. A atividade propôs um mergulho em processos fotográficos manuais, convidando os participantes a experimentar a criação de imagens por meio do cianótipo e do papel salgado, métodos que antecedem a fotografia moderna.

 

Mais do que um curso técnico, a oficina se destacou como um espaço de troca de experiências e construção coletiva de conhecimento. A cada encontro, participantes de diferentes formações compartilharam suas percepções, dúvidas e criações, construindo um ambiente colaborativo e acolhedor. A abordagem prática e reflexiva da equipe do Cidade Invertida permitiu que cada pessoa envolvida se conectasse com a imagem de forma sensível e criativa, valorizando o processo tanto quanto o resultado final.

 

Iniciativas como essa reforçam a importância de ações educativas que promovem o acesso à arte, à cultura e ao pensamento crítico. Ao proporcionar contato com técnicas alternativas de fotografia, a oficina ampliou o repertório visual dos participantes e despertou novos olhares sobre a produção de imagem na contemporaneidade. O projeto reafirma o compromisso do Cidade Invertida com a formação artística e cultural por meio de experiências transformadoras e acessíveis.

bottom of page