CURUMINS - SESC SANTANA
Entre os dias 11 e 14 de novembro, o Cidade Invertida realizou uma série de oficinas no Sesc Santana, voltadas para os curumins da unidade. Nesses quatro dias de intensa atividade e aprendizado prático, atendemos aproximadamente 4 turmas, com uma média de 35 alunos cada, totalizando um público entusiasmado e participativo. O objetivo foi explorar, de maneira lúdica e criativa, os princípios da luz, da imagem e da natureza por meio de técnicas de fotografia artesanal e construção de dispositivos ópticos simples.
Cada grupo de alunos participou de duas oficinas complementares. A primeira atividade foi a construção de lunetas mágicas, onde as crianças montaram suas próprias câmaras escuras, descobrindo na prática como a luz forma imagens invertidas, similar ao funcionamento do olho humano. Utilizando materiais simples e decorando suas peças com carimbos inspirados na natureza, cada participante levou para casa seu instrumento, um novo convite à observação do mundo ao redor. Na segunda oficina, exploramos a técnica de cianótipia, um processo fotográfico que utiliza a luz solar para criar imagens em azul.
Nesta imersão em "Fotografia & Natureza", os curumins coletaram elementos naturais para criar fotogramas em papel sensibilizado. Além de realizarem trabalhos individuais, eles uniram suas descobertas na construção de um cartaz coletivo em formato A3. O engajamento das crianças em ambas as oficinas, desde a invenção até a coleta e a revelação das imagens, demonstrou a força da curiosidade e da experimentação. Deixamos as portas abertas e o desejo de futuras parcerias com o Sesc para continuar promovendo a arte, a ciência e a criatividade.












