Faculdade de Comunicação e Artes Senac - São Paulo

Abertura do Bacharelado de Fotografia

Pioneiro na América Latina, o Bacharelado em Fotografia tornou-se referência de ensino superior nessa área, conciliando o aprendizado teórico e prático nas áreas de fotografia digital e analógica. Porém, com a reformulação curricular, essa última vem perdendo espaço na programação do curso.

Com o intuito de aproximar os alunos de técnicas tradicionais da fotografia analógica, o Cidade Invertida abriu o curso para os alunos calouros, contextualizando historicamente os processos anteriores a imagem digital.

Os ingressantes da faculdade tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica batizada de “ Circuito óptico pré-fotográfico”. O circuito consiste de câmeras de observação, lunetas, óculos pinhole, câmeras de desenho e aparatos ópticos que remetem às pesquisas que precederam e foram fundamentais para o desenvolvimento da fotografia como a conhecemos hoje.

Interagir com estes aparelhos rudimentares possibilita um aprendizado significativo de conceitos e fatos relacionados a formação da imagem e à história da fotografia.

Depois deste percurso os alunos fotografaram e revelaram em laboratório químico. Apesar de muitos já atuarem como fotógrafos, a experiência de revelação artesanal de papéis P&B foi inédita para a grande maioria.

Show More

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle