Museu de Arte Moderna - São Paulo

Oficina para educadores e Família MAM

Fundado em 1948, com a missão de difundir a arte moderna e contemporânea brasileira, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é atualmente um dos museus mais importantes da América Latina e possui uma intensa programação de atividades culturais e educativas, como a realização de cursos, oficinas e visitas monitoradas.

Em parceria com o projeto Cidade Invertida, o educativo do museu desenvolveu uma ação paralela à exposição Olhar e fingir: fotografias da cole ção M+M Auer.

Com curadoria da historiadora francesa Elise Jasmin e do critico brasileiro Eder Chiodetto, a mostra reuniu cerca de 290 obras da maior coleção particular de fotografia do mundo.

A ação educativa se deu de duas maneiras: oficina de pinhole exclusiva para educadores e uma outra para interessados em geral, integrantes do Família MAM, uma programação diferenciada que busca incentivar pais e filhos a usufru írem das atividades do museu.

A prática da captação fotográfica analógica, em combinação com o processamento químico das imagens dentro do laboratório, possibilitou que os participantes tivessem um contato mais próximo com os métodos tradicionais da fotografia em preto e branco, visto que parte significativa das obras expostas foram geradas de forma similar.

Ana Dalloz
Ana Dalloz
Participante fotografando
Participante fotografando
Andre de Moraes
Andre de Moraes
Leonardo Polo
Leonardo Polo
Maria Graciete
Maria Graciete
Marina Custodio
Marina Custodio
Ricardo Hantzschel
Ricardo Hantzschel