percurso criativo

Curso de formação visual continuada, dividido em quatro workshops sequenciais e independentes, cada um com oito encontros de 3hrs, dirigido à fotógrafos, educadores, artistas e estudantes.

O objetivo é vivenciar gradualmente a evolução dos dispositivos produtores de imagens e sua linguagem estética e conceitual. Da precariedade libertadora das câmeras artesanais e materiais sensíveis preparados pelos próprios frequentadores, à desmistificação da 

complexidade do suporte digital e da edição de imagens, sempre estimulando a interferência criativa, técnica e critica na produção dos

participantes.

Módulo 1 - Imersão analógica

O intuito do workshop é ampliar o repertório histórico, técnico e criativo do participante, desmistificando no trajeto a formação da imagem perpectiva, a construção de câmeras artesanais, a revelação química de papéis e filmes gráficos e os processos históricos do século XIX.

 

Aborda: história e técnica da formação da imagem; câmara obscura; circuito óptico pré fotográfico; fotograma; construção de câmeras; revelação química e emulsionamento artesanal de papéis.

 

Módulo 2 - Foto-palavra

Relacionar imagem e palavra em diferentes suportes e práticas, objetivando uma narrativa visual baseada em poemas, textos e frases, aguçando a percepção dos sentidos pela não visão, pelo lightpainting (pintura com a luz) e as habilidades manuais no uso intensivo de câmeras construídas com caixas de fósforo (pinbox) e a revelação de filmes 35mm. 

 

Aborda: narrativa visual em diferentes suportes; exercíos de sensibilização; pintura com luz em estúdio; revelação e ampliação preto e branco; construção de câmeras; encadeamento e edição.

Módulo 3 - O ensaio fotográfico digital

A meta do curso é concretizar um tema em ensaio fotográfico autoral, desenvolvendo a observação da luz, os elementos fundamentais da linguagem visual, as abordagem possíveis do assunto, o equipamento necessário, etc, juntamente com a desmistificação dos fundamentos da imagem digital, suas características e ferramentas mais relevantes tanto na câmera como no fluxo digital no programa Lightroom, da ingestão a exportação da imagem final.

 

Aborda: noções de ensaio, composição, enquadramento, autoretrato, captação com scanner, pinhole digital, resignificação da imagem pelo corte, iluminação e tratamento.

Módulo 4 - Edição de imagens

Editar é um dos grandes desafios de quem produz fotografias. A meta do workshop é exercitar a seleção de imagens para comunicar idéias e sentimentos, nos campos da publicidade, fotojornalismo, fine art, audio visual, etc, praticando em grupo e construindo/apresentando  critérios objetivos e justificáveis na escolha ou descarte de fotografias com objetivos expressivos determinados.  

 

Aborda: as diferentes apreensões do signo visual; porque acreditar ou duvidar de imagens; a fotografia contemporânea; o emprego da imagem em diferentes mídias, edição comparativa, edição linear, edição circular, jogo de edição e aplicações práticas em exposições e peças gráficas.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle