orientação: Jorge Sampol

carga horária: 16 horas

quando/que horas: dias 23 e 24 de junho de 2018 (sáb e dom) - das 9h às 18h 

                         

onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: qualquer pessoa, maior de idade, que tenha curiosidade de aprender um dos primeiros processos fotográficos da história.

pré-requisito: não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de fotografia analógica, câmeras de grande formato e manuseio de químicos. Ter esses conhecimentos são um plus para o participante.
quanto: R$ 1300,000 (todo material necessário está incluso no valor)

 

mais informações: cidadeinvertida@gmail.com ou 3031-0092

Colódio úmido - básico

No primeiro dia os alunos terão uma pequena introdução histórica do processo. Passaremos à apresentação dos materiais físicos necessários (Câmeras, lentes, suportes) e, em seguida, conversaremos sobre os químicos e métodos de proteção e segurança.

Finalizaremos o dia confeccionando os químicos que serão utilizados no dia seguinte e, se possível, faremos uma demonstração prática do processo.

 

No segundo dia desenvolvemos as atividades práticas. Execução das placas, desde a exposição até sua finalização. Resolveremos todos os problemas que possam acontecer e comentaremos sobre os problemas mais comuns.

Terminada a parte prática, comentaremos sobre a legislação brasileira e onde comprar os produtos necessários. Também vamos falar das saídas comerciais e artísticas do Colódio e das principais cenas e referências internacionais da atualidade. Finalizamos o curso com um espaço para dúvidas.

 

Cada aluno receberá um pequeno manual para consultar em casa e será adicionado a um grupo na internet para receber auxílio e formação contínua.

Jorge Sampol é fotógrafo, especializado na técnica do Colódio Úmido. Formado em jornalismo, realizou no Brasil, documentários de cunho social e trabalhou na produção de curtas e longas de animação stop motion e 2D. Se especializou na Espanha em Direção de Cinema e posteriormente em Fotografia, onde conheceu o Colódio Úmido. Atualmente, trabalha em suas produções artísticas de ultra grande formato e ministra cursos privados sob medida em seu atelier em Barcelona.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle