Na falta de espaço adequado para montar um laboratório analógico e driblando os custos cada vez mais caros dos insumos para a fotografia preto e branco, Fernando Lessa desenvolveu a técnica do cianótipo para ser o seu material de trabalho em geral.
Dessa forma foi buscando viragens que permitissem tonalidades neutras que não o azul e desenvolvendo curvas específicas para a utilização de negativos digitais no processo.
Neste workshop, recomendado para iniciados em cianotipia, Fernando falará sobre seu instigante trabalho autoral, mostrará o passo-a-passo na montagem das curvas no Photoshop e a alquimia das viragens e seus efeitos.
Imperdível!
Cianotipia avançada
orientação: Fernando Lessa
carga horária: 12 horas
quando/que horas: dias 7, 9 e 11 de Maio - horário: 19h-22h (terça e quinta) e 10-17h (sábado)
onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: estudantes, fotógrafos, artistas visuais e interessados em geral
pré-requisito: Possuir conhecimento de Photoshop e processos artesanais de impressão. Laptop com Photoshop instalado.
quanto: R$ 850
Fernando Lessa (1984) iniciou seus estudos em fotografia em 2007. Inicialmente trabalhando como fotógrafo de moda e publicidade, produziu imagens e ensaios para veículos brasileiros e internacionais.
Em 2012 mudou-se para Londres onde ingressou no Mestrado em Artes e Fotografia de Moda pela London College of Fashion.
Retornando ao Brasil em 2013 produziu 2 exposições individuais. Atualmente trabalha entre Vancouver, São Paulo e Londres, desenvolvendo seus projetos pessoais nas áreas de processos alternativos.
Seus trabalhos podem ser encontrados em coleções e catálogos de diversos museus, como Smithsonian Design Museum, em Nova York.
Publicou recentemente seu primeiro livro de fotografia, “The Urban Salmon”.