A oficina irá passar aos alunos conceitos históricos, técnicos e filosóficos da fotografia alternativa, focando esse conhecimento na produção de imagens em Goma Bicromatada, onde camadas de pigmentos vão sendo aplicadas, criando pouco a pouco fotografias com qualidades pictóricas únicas.

Partindo de uma fotografia digital, o aluno irá imprimir um negativo digital e depois, no laboratório fotoquímico, irá preparar seu próprio papel fotossensível com emulsão de goma arábica, sensibilizar na luz, processar quimicamente fazendo as interferências desejadas sobre os pigmentos coloridos e aplicar seu toque artístico na fotografia. O resultado é uma obra única mesclando características de pintura e fotografia.

Programa:

1ª aula

Sala de aula - Digital

- Breve história do processo da goma bicromatada: A evolução da técnica, linguagem visual, principais artistas e obras clássicas e contemporâneas. Mostra de obras originais produzidos atualmente.

- Produção do negativo digital para processos alternativos: Edição das imagens trazidas pelos alunos, explicação das etapas de tratamento de imagem e da impressão dos negativos digitais que serão usados nas aulas.

 

2ª aula

Laboratório fotoquímico

- Preparação dos papéis para serem impressos

- Explicação do processo fotoquímico com demonstração

- Impressão de imagens com 1 e 2 camadas

3ª aula

Laboratório fotoquímico

- Impressão de imagens com 2 e 3 camadas

- Finalização e acabamento nos trabalhos produzidos

Goma Bicromatada – Múltiplas Camadas

orientação: Fernando Fortes

carga horária: 9 horas

quando/que horas: 29 e 30 de junho (sexta e sábado) - das 19h às 22h e 10h às 17h

                           

onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: interessados em geral (a partir de 14 anos)

pré-requisito: não há
quanto: R$ 350 (todo material necessário está incluso no valor)

 

mais informações: cidadeinvertida@gmail.com ou 3031-0092

Fernando Fortes é fotógrafo e conservador de fotografias. Trabalhou por mais de 10 anos como responsável pelo acervo fotográfico da Cinemateca Brasileira, desde 2002 dedica-se a pesquisa, produção de fotografias feitas em processos alternativos diversos e nesse período integrou os ateliers Brasil Oriente, Prata Queimada e Imagineiro, onde realizou cursos e oficinas de processos fotográficos históricos.

cidadeinvertida@gmail.com       (11) 3031-0092       Rua Purpurina, 315 - São Paulo, SP 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle