É considerado o mestre da composição sutil e das paisagens silenciosas. Carlos Moreira já soma 50 anos dedicados à fotografia de rua e ainda anda sempre com sua Leica no ombro.
Hoje acumula mais de 700 mil imagens (digitais e analógicas) em seus arquivos, mas quer mais. Segundo ele, "o dia em que eu me voltar para meu arquivo eu serei um fotógrafo morto. E eu não estou, eu sou fotógrafo, minha vida é fotografar, o que eu gosto e quero, é fotografar". Professor por vocação e apaixonado pelo preto e branco, Carlos lecionou por mais de 20 anos em diferentes instituições, inclusive na Universidade de São Paulo (USP), onde foi obrigado a abandonar o laboratório químico por uma alergia. Adotou o suporte colorido, e manteve sua estética sofisticadamente simples e o puro prazer que encontra em fotografar. Em 2004 recebeu o prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte pelo seu trabalho, impresso recentemente no livro "São Paulo" (2014) que conta por imagens sua rica trajetória.
carga horária: 4h30
quando/que horas: 12 de maio (sábado) - das 14h30 às 18h
onde: Sede do Cidade Invertida - Rua Purpurina, 315 – Vila Madalena
para quem: Fotógrafos, artistas e estudantes em diferentes estágios profissionais e/ou autorais
pré-requisito: levar de 6 a 12 imagens impressas
quanto: R$ 330 (todo material necessário está incluso no valor)
leitura de portfólio com CARLOS MOREIRA
palestra gratuita*
quando/que horas: 8 de maio (terça) - das 19h30 às 21h
sobre: Cinco décadas de andanças fotográficas pelas ruas capital, serão condensadas na palestra do mestre Carlos Moreira e seus relatos urbanos, impregnados de simetria e composição apurada. Fortemente influenciado pelo francês Cartier Bresson, considerado o maior fotógrafo do século XX, Moreira explicitará em imagens sua paixão pela cidade, de onde extrai poesia ao registrar cenas do cotidiano, com sua própria interpretação do "momento decisivo".
*ocupação por ordem de chegada